Programas de segurança

Identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais

  • Levantamento preliminar de perigos;
  • Identificação de perigos;
  • Avaliação de riscos ocupacionais.

Controle dos riscos ocupacionais

  • Medidas de prevenção;
  • Plano de ação;
  • Implementação e acompanhamento das medidas de prevenção;
  • Acompanhamento da saúde ocupacional dos trabalhadores;
  • Análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Preparação para emergências

Documentação

  • Inventário de riscos;
  • Plano de ação.
  • Elaboração do documento base ou Renovação do PCMSO;
  • Avaliação e análise de Riscos do PPRA;
  • Estratégia e Metodologia de Ação Médica;
  • Indicação de Procedimentos Preventivos;
  • Indicação de Exames Médicos, por função, e respectiva periodicidade;
  • Programa de Treinamento;
  • Planejamento anual e cronograma.
  • Inspeção Inicial;
  • Levantamento/Monitoramento de riscos;
  • Avaliação Ambiental;
  • Análise de Riscos;
  • Medidas Preventivas / Propostas;
  • Plano de Ação;
  • Cronograma de Implantação/Atividades.
  • Indicação do administrador do Programa;
  • Procedimento operacional descritos;
  • Seleção, limitações e uso dos respiradores;
  • Fatores que afetam da escolha do respirador;
  • Treinamento dos usuários;
  • Ensaios de vedação;
  • Manutenção, Inspeção e guardo dos equipamentos.
  • Introdução e objetivos;
  • Política da empresa com relação ao PCA;
  • Responsabilidades e competências;
  • Avaliação da exposição;
  • Avaliação preliminar;
  • Avaliação quantitativa;
  • Gerenciamento audiológico e controle médico;
  • Estabelecimento do nexo ocupacional;
  • Estabelecimento do diagnóstico evolutivo para fins de controle;
  • Medidas de controle coletivo;
  • Gestão de Equipamentos de Proteção Auditiva;
  • Seleção de protetores auditivos;
  • Distribuição e reposição;
  • Manutenção, substituição e higienização;
  • Monitoramento de uso;
  • Educação/capacitação e motivação de trabalhadores e demais envolvidos com o PCA;
  • Manutenção de registros;
  • Avaliação do programa.
  • Inspeção do Local;
  • Análise de projetos;
  • Levantamento e análise de riscos;
  • Monitoramento ambiental;
  • Inspeção mensal e relatório;
  • Elaboração do documento-base PCMAT;
  • Recolhimento da ART.
  • Visita in loco;
  • Avaliação qualitativa de posturas e movimentos;
  • Avaliação quantitativa dos níveis de iluminância;
  • Avaliação de máquinas e equipamentos;
  • Metodologia aplicada;
  • Descrições dos setores;
  • Análise ergonômica conforme NR 17;
  • Orientações de melhorias;
  • Plano de ação;
  • Sugestões de padronizações;
  • Conclusão.
  • Introdução;
  • Estrutura do plano;
  • Descrição das instalações envolvidas;
  • Cenários acidentais;
  • Limitações e área de abrangência;
  • Estrutura organizacional, contemplando responsabilidades e atribuições dos envolvidos;
  • Fluxograma de acionamento;
  • Respostas às ações emergenciais que estejam compatíveis com os cenários considerados;
  • Recursos materiais e humanos;
  • Implantação, divulgação e integração com outras instituições, além de manutenção do plano;
  • Cronogramas e tipos de exercícios práticos e teóricos, conforme os diferentes cenários ambientais;
  • Documentos anexados, como plantas de localização e layout, listas de acionamento e de equipamentos, relatórios, sistemas de comunicação e alternativos de energia elétrica.
  • Identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas;
  • Antecipar e reconhecer os riscos nos espaços confinados;
  • Proceder à avaliação e controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos;
  • Prever a implantação de travas, bloqueios, alívio, lacre e etiquetagem;
  • Implementar medidas necessárias para eliminação ou controle dos riscos atmosféricos em espaços confinados;
  • Avaliar a atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior é seguro;
  • Manter condições atmosféricas aceitáveis na entrada e durante toda a realização dos trabalhos, monitorando, ventilando, purgando, lavando ou inertizando o espaço confinado;
  • Monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados nas áreas onde os trabalhadores autorizados estiverem desempenhando as suas tarefas, para verificar se as condições de acesso e permanência são seguras;
  • Proibir a ventilação com oxigênio puro;
  • Testar os equipamentos de medição antes de cada utilização;
  • Utilizar equipamento de leitura direta, intrinsecamente seguro, provido de alarme, calibrado e protegido contra emissões eletromagnéticas ou interferências de radiofrequência.