Programas de segurança
Identificação de perigos e avaliação de riscos ocupacionais
- Levantamento preliminar de perigos;
- Identificação de perigos;
- Avaliação de riscos ocupacionais.
Controle dos riscos ocupacionais
- Medidas de prevenção;
- Plano de ação;
- Implementação e acompanhamento das medidas de prevenção;
- Acompanhamento da saúde ocupacional dos trabalhadores;
- Análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Preparação para emergências
Documentação
- Inventário de riscos;
- Plano de ação.
- Elaboração do documento base ou Renovação do PCMSO;
- Avaliação e análise de Riscos do PPRA;
- Estratégia e Metodologia de Ação Médica;
- Indicação de Procedimentos Preventivos;
- Indicação de Exames Médicos, por função, e respectiva periodicidade;
- Programa de Treinamento;
- Planejamento anual e cronograma.
- Inspeção Inicial;
- Levantamento/Monitoramento de riscos;
- Avaliação Ambiental;
- Análise de Riscos;
- Medidas Preventivas / Propostas;
- Plano de Ação;
- Cronograma de Implantação/Atividades.
- Indicação do administrador do Programa;
- Procedimento operacional descritos;
- Seleção, limitações e uso dos respiradores;
- Fatores que afetam da escolha do respirador;
- Treinamento dos usuários;
- Ensaios de vedação;
- Manutenção, Inspeção e guardo dos equipamentos.
- Introdução e objetivos;
- Política da empresa com relação ao PCA;
- Responsabilidades e competências;
- Avaliação da exposição;
- Avaliação preliminar;
- Avaliação quantitativa;
- Gerenciamento audiológico e controle médico;
- Estabelecimento do nexo ocupacional;
- Estabelecimento do diagnóstico evolutivo para fins de controle;
- Medidas de controle coletivo;
- Gestão de Equipamentos de Proteção Auditiva;
- Seleção de protetores auditivos;
- Distribuição e reposição;
- Manutenção, substituição e higienização;
- Monitoramento de uso;
- Educação/capacitação e motivação de trabalhadores e demais envolvidos com o PCA;
- Manutenção de registros;
- Avaliação do programa.
- Inspeção do Local;
- Análise de projetos;
- Levantamento e análise de riscos;
- Monitoramento ambiental;
- Inspeção mensal e relatório;
- Elaboração do documento-base PCMAT;
- Recolhimento da ART.
- Visita in loco;
- Avaliação qualitativa de posturas e movimentos;
- Avaliação quantitativa dos níveis de iluminância;
- Avaliação de máquinas e equipamentos;
- Metodologia aplicada;
- Descrições dos setores;
- Análise ergonômica conforme NR 17;
- Orientações de melhorias;
- Plano de ação;
- Sugestões de padronizações;
- Conclusão.
- Introdução;
- Estrutura do plano;
- Descrição das instalações envolvidas;
- Cenários acidentais;
- Limitações e área de abrangência;
- Estrutura organizacional, contemplando responsabilidades e atribuições dos envolvidos;
- Fluxograma de acionamento;
- Respostas às ações emergenciais que estejam compatíveis com os cenários considerados;
- Recursos materiais e humanos;
- Implantação, divulgação e integração com outras instituições, além de manutenção do plano;
- Cronogramas e tipos de exercícios práticos e teóricos, conforme os diferentes cenários ambientais;
- Documentos anexados, como plantas de localização e layout, listas de acionamento e de equipamentos, relatórios, sistemas de comunicação e alternativos de energia elétrica.
- Identificar, isolar e sinalizar os espaços confinados para evitar a entrada de pessoas não autorizadas;
- Antecipar e reconhecer os riscos nos espaços confinados;
- Proceder à avaliação e controle dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos;
- Prever a implantação de travas, bloqueios, alívio, lacre e etiquetagem;
- Implementar medidas necessárias para eliminação ou controle dos riscos atmosféricos em espaços confinados;
- Avaliar a atmosfera nos espaços confinados, antes da entrada de trabalhadores, para verificar se o seu interior é seguro;
- Manter condições atmosféricas aceitáveis na entrada e durante toda a realização dos trabalhos, monitorando, ventilando, purgando, lavando ou inertizando o espaço confinado;
- Monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados nas áreas onde os trabalhadores autorizados estiverem desempenhando as suas tarefas, para verificar se as condições de acesso e permanência são seguras;
- Proibir a ventilação com oxigênio puro;
- Testar os equipamentos de medição antes de cada utilização;
- Utilizar equipamento de leitura direta, intrinsecamente seguro, provido de alarme, calibrado e protegido contra emissões eletromagnéticas ou interferências de radiofrequência.